- 19/12/2024
As escolas de Porto Lucena receberam uma oportunidade especial de reconectar-se com a história local por meio do documentário "Contando Porto Lucena". Produzido por Bárbara Sabrina Rigo e financiado pela Lei Paulo Gustavo, o filme traz à tona as memórias e as vivências de moradores locais, com o objetivo de valorizar e preservar a rica história do município.
Durante os dias 10 e 18 de dezembro aconteceu a exibição do filme na Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves - Linha Santa Catarina, Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy - Linha Nova Norte e Escola Estadual de Ensino Médio República Argentina – cidade.
Com depoimentos de moradores que viveram momentos marcantes da trajetória do município, o documentário explora aspectos culturais, sociais e econômicos que moldaram Porto Lucena ao longo dos anos.
A diretora e produtora do filme, Bárbara Sabrina Rigo, afirmou que o documentário é fruto de um profundo trabalho de pesquisa. "Queremos que as pessoas se sintam conectadas com suas origens e orgulhosas de fazer parte dessa história. O apoio da Lei Paulo Gustavo foi essencial para que pudéssemos dar voz à comunidade e registrar esses relatos tão preciosos", destacou.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) é uma lei federal que visa apoiar o setor cultural brasileiro, a Lei Paulo Gustavo tem como objetivos: Fomentar a produção cultural, Gerar empregos e renda, Democratizar o acesso à cultura, Fortalecer a economia criativa.
Toda população é convidada a assistir o documentário que está disponível no YouTube e Facebook do Canal Põe na Rota!