A popularização dos equipamentos eletroeletrônicos como TVs, rádio, computadores, telefones celulares levaram a um aumento exponencial na geração deste tipo de resíduo. Uma das principais preocupações desse fenômeno está relacionada às práticas de descarte destes equipamentos e aos possíveis impactos causados por eles no meio ambiente, em função da presença de produtos químicos, tóxicos e de metais pesados no seu interior.
               Por outro lado, Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), possuem metais preciosos que justificam sua reciclagem e ainda contribuem para a redução da exploração dos recursos naturais.
               A tendência é que estes números cresçam ainda mais, dado o cenário de fortalecimento do mercado interno, de acesso ao crédito, de redução dos preços e, também, pelo aumento da população.
No entanto, o ciclo de vida dos produtos eletrônicos vem reduzindo, em função das constantes inovações tecnológicas, tanto nos produtos quanto em seus aplicativos. Conseqüentemente, a substituição de um produto por outro mais moderno vem sendo mais freqüente e estimulada pelo mercado. Essa tendência é refletida no comportamento de consumo dos usuários destes produtos e, assim, influenciando nas quantidades de resíduos descartados.
                  Levando em consideração o art. 25 da Lei  12.305/2010, a responsabilidade pela efetividade das ações voltadas a observância da Política Nacional de Resíduos sólidos é compartilhada entre o poder público, o setor empresarial e a coletividade, ou seja, todos os envolvidos na cadeia de produção e consumo de um produto devem dar aos resíduos gerados a correta destinação após o uso. Sendo assim, a  Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente de Porto Lucena está promovendo o recolhimento do lixo eletrônico  para sua destinação ambientalmente correta pela empresa NATUSOMOS, da cidade de Horizontina, que ocorrerá no dia 12 de novembro, nos seguintes locais:

Cidade: Escola República Argentina, Prefeitura Municipal
Vila Defesa Civil: na UBS
Bairro São Cristovão: no clube
Linha União: em frente casa de Gilmar Lasta
Vila Colombo: na escola
Linha Nova Norte: no clube
Linha Boa Vista Montini: no clube
Ponte Boa Vista: Bar da Lili
Linha Santa Catarina: na escola
Linha Lajeado Bonito: na escola
Linha Secção F: em frente casa de Tervino Dall Agnoll
Linha Entre Rios: na escola
Linha Guajuvira: na escola
Linha São João: na escola
Linha Ouro Verde: no clube
Esquina Fink: na escola
Linha Uruguai Norte: no clube
Linha Uruguai Centro: no clube
Linha Traíra: no clube
Linha Dourado: no clube
Linha Primeiro de Março: na igreja próxima a casa de Alfredo Eisembraum
Lixo Eletrônico Vamos Dar o Destino Adequado !